Valorizando a cultura indígena que muito contribuiu para a formação de nosso povo.
Importante valorizar a diversidade cultural no Brasil, onde os indígenas
correspondem a aproximadamente 0,5% da população
Se você ainda acha que o Brasil foi descoberto em
1500, precisa rever seus conceitos. A história e a cultura deste pedaço de
terra à leste de Tordesilhas começou bem antes da chegada das naus portuguesas.
E é esta consciência de que o Brasil é anterior a Pedro Álvares Cabral que a
escola precisa discutir. É o que prevê a lei 11 645 , que obriga o estudo da história e cultura indígenas em todas as escolas
nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008.
A lei 11.645 acrescentou a
obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003,
responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as
questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em
disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro,
História do Brasil. (Fonte Educar para Crescer)
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Assim como foi sugerido, na matéria, nossa professora de Educação Artística Jussara, trabalhou a cultura indígena como contribuição nas artes. |
Sabendo da existência e da importância da lei 11.645, precisamos ficar de olho como
as instituições de ensino estão fazendo para cumpri-la.
O professor pode partir da
curiosidade dos estudantes sobre o assunto, por exemplo. Será que eles sabem
das marcas que as línguas indígenas deixaram no português do dia a dia?
Explorar a diversidade linguística - a chamada glotodiversidade - pode ser
divertido e curioso. Palavras como carioca (casa de branco) e ipanema (rio de
pouco peixe) terão novos valores para os estudantes. "Segundo um lingüista
do IEL [Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp], o 'R' que falamos no
'linguajar caipira' - chamado pelos pesquisadores de 'R' retroflexo-, por
exemplo, é um som que tem origem em uma língua indígena falada no interior de
São Paulo", conta o professor-coordenador do Programa de Estudos dos Povos
Indígenas da UERG, José Ribamar Bessa Freire.
Peteca é o nome dado tanto a um esporte quanto ao artefato esportivo utilizado em sua prática, sendo ambos de origem indígena-brasileira.
Nota linguística: O nome peteca vem do tupi e significa golpe.
Pensando nisso nossa Educação Infantil trabalhou alguns vocábulos oriundos da cultura indígena e foi escolhida a PETECA para virar um artefato concreto e de aprendizagem.
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EI 22 usando jornal para fazer a base, aproveitando o que seria lixo. |
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Depois de amassar bem, colocaram em um pedaço de pano |
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e amarraram |
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cada um queria mostrar a sua |
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e ficou linda |
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e eles ficaram admirados por terem feito sua própria PETECA! |
E aproveitaram o que produziram para brincar e se esbaldar!
A música também é uma ótima estratégia para o aluno memorizar conteúdos. E quanto mais novo for o estudante, mais fácil a memorização. Os alunos podem montar e fazer instrumentos típicos de tribos indígenas nas aulas de música. Podendo também explorar a culinária, a roupa, o tipo de trabalho e o lazer dos indígenas, sem caricaturas e fantasias e sim valorizando a contribuição que recebemos na formação de nosso povo.
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