segunda-feira, 18 de maio de 2020

Atividades de 1o ao 5o ano das semanas de 11/05 a 15/05 e 18/05 a 22/05

ATIVIDADES EXTRAS PARA ESTUDAR E LEMBRAR....
NÃO PRECISA COPIAR TUDO, É SÓ COLOCAR AS RESPOSTAS NO CADERNO, ESCREVENDO A SEMANA/DIA  QUE FOI FEITO O EXERCÍCIO!!!

1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA









MATEMÁTICA


PROFESSORAS CONCEIÇÃO E ANGELA

2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA










MATEMÁTICA








PROFESSORAS ANA ALMEIDA E ANA PAULA




3º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA






MATEMÁTICA









PROFESSORAS LUCIANA E RITA DE CÁSSIA


4º ANO

LÍNGUA ´PORTUGUESA





MATEMÁTICA   
    






PROFESSORAS GISELE E JAQUELINE

5º ANO




Escola: _____________________________
Prof. _______________________________
Nome: _____________________________



 –––––––––   QUESTÃO 01   ––––––––––

Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O bicho-pau se parece com:
(A) florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C) galinho seco.
(D) raminho de planta.



 –––––––––   QUESTÃO 02   ––––––––––

Leia o texto abaixo.
A Boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não agüento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: __ As reportagensde Penélope. São Paulo: Companhia das  Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – vol. 8.

O texto trata, PRINCIPALMENTE,
(A) das aventuras de uma menina.
(B) das brincadeiras de uma boneca.
(C) de uma boneca muito especial.
(D) do dia-a-dia de uma menina.



–––––––––   QUESTÃO 03   ––––––––––

Leia o texto abaixo.

Bula de remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens com 50 comprimidos


           

INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O Produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.

INDICAÇÕES
No tratamento das anemias.

CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.

POSOLOGIA
Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.

LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.

No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o remédio.
(D) os produtos que causam anemias.



 –––––––––   QUESTÃO 04   ––––––––––
Leia o texto abaixo.
Talita

Talita tinha a mania de dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes que rimassem. Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a poltrona era Vó Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a escrivaninha era Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante.
Os pais de Talita achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir conversas tipo como esta:
— Filhinha, quer trazer o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha!
— É pra já, papai. Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro.
Ou então:
— Que amolação, Prima Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico.
— Ainda bem que tem roupa limpa dentro do Doutor Mário, né mamãe?
E todos riam.

BELINKY, Tatiana. A operação do Tio nofre: uma história policial. São Paulo: Ática, 1985.

A mania de Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é:
(A) curiosa.
(B) exagerada.
(C) estudiosa.
(D) criativa.




–––––––––   QUESTÃO 05   ––––––––––
Leia o texto abaixo.
A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

A frase que expressa uma opinião é:

(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1-2).
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2-3).
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 7-8)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 9-10).




MATEMÁTICA





1. Observe os desenhos na malha quadriculada abaixo. 

         
O desenho que está localizado na posição (5, P) é




2. Ivo está interessado em descobrir quais dos amigos mora mais próximo dele. Localizou sua casa e marcou com seu nome. Localizou também a casa dos seus quatro amigos e marcou com o nome de cada um.
Observa a figura abaixo.






Quem mora mais próximo de Ivo?
(A) Lara
(B) Ana
(C) Jonas
(D) João



3.  Observe as posições dos livros na estante abaixo.






Considerando que você está em frente desta estante, o livro de Ciências é o terceiro à sua
(A) esquerda na prateleira de baixo.
(B) direita na prateleira de baixo.
(C) direita na prateleira de cima.
(D) esquerda na prateleira de cima.



4.  Observando a tabela podemos constatar que as figuras: nuvem, raio, coração e seta, estão respectivamente nas seguintes localizações:




(A) B2, E3, C6 e F5.
(B) B3, E2, C5 e F6.
(C) F5, C6, E3 e B2.
(D) F6, C5, E2 e B3.




5. No desenho abaixo está representada a vista superior das cadeiras de uma sala de convenções e a localização de algumas pessoas nessa sala.





Qual é a pessoa que se encontra na posição (N, 1) nessa sala de convenções?
A) Taísa.
B) Paulo.
C) Júlia.
D) Felipe.


 PROFESSORAS MÁRCIA E ROSÂNGELA





















Nenhum comentário:

Postar um comentário