ATIVIDADES EXTRAS PARA ESTUDAR E LEMBRAR....
NÃO PRECISA COPIAR TUDO, É SÓ COLOCAR AS RESPOSTAS NO CADERNO, ESCREVENDO A SEMANA/DIA QUE FOI FEITO O EXERCÍCIO!!!
1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
PROFESSORAS CONCEIÇÃO E ANGELA
2º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
PROFESSORAS ANA ALMEIDA E ANA PAULA
3º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
PROFESSORAS LUCIANA E RITA DE CÁSSIA
4º ANO
LÍNGUA ´PORTUGUESA
MATEMÁTICA
PROFESSORAS GISELE E JAQUELINE
5º ANO
Escola:
_____________________________
Prof.
_______________________________
Nome:
_____________________________
––––––––– QUESTÃO 01 ––––––––––
Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um
galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque
o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o
galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se
parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais
ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se
defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses
truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem
descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os
animais.
MAVIAEL
MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O
bicho-pau se parece com:
(A)
florzinha seca.
(B)
folhinha verde.
(C)
galinho seco.
(D)
raminho de planta.
––––––––– QUESTÃO 02 ––––––––––
Leia o texto abaixo.
A
Boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca,
a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito
boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco.
Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio
da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e
eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de
castigo. Mas quando ela chora, eu não agüento. Eu vou até lá e pego a minha
boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: __ As
reportagensde Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo
Rá-Tim-Bum – vol. 8.
O texto trata, PRINCIPALMENTE,
(A) das aventuras de
uma menina.
(B) das brincadeiras de
uma boneca.
(C) de uma boneca muito
especial.
(D)
do dia-a-dia de uma menina.
––––––––– QUESTÃO 03
––––––––––
Leia o texto abaixo.
Bula
de remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens
com 50 comprimidos
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O Produto,
quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É conveniente
que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.
INDICAÇÕES
No tratamento
das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser
tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar
vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA
Adultos: um
comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO,
Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e
pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.
No
texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o remédio.
(D) os produtos que causam anemias.
––––––––– QUESTÃO 04 ––––––––––
Leia o texto abaixo.
Talita
Talita tinha a mania de
dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes que rimassem.
Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a poltrona era Vó
Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a escrivaninha era
Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante.
Os pais de Talita
achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir conversas tipo
como esta:
— Filhinha, quer trazer
o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha!
— É pra já, papai.
Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro.
Ou então:
— Que amolação, Prima
Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico.
— Ainda bem que tem
roupa limpa dentro do Doutor Mário, né mamãe?
E todos riam.
BELINKY, Tatiana. A operação do Tio nofre: uma
história policial. São Paulo: Ática, 1985.
A mania de Talita de dar nome de gente
aos objetos da casa demonstra que ela é:
(A) curiosa.
(B) exagerada.
(C) estudiosa.
(D) criativa.
––––––––– QUESTÃO 05
––––––––––
Leia o texto abaixo.
A raposa e as uvas
Num dia quente de
verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi
capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a
raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto,
a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a
raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que
algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)
A frase que expressa uma opinião é:
(A) “a
raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1-2).
(B) “sua atenção foi
capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2-3).
(C) “a raposa
afastou-se da videira” (ℓ. 7-8)
(D)
“aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 9-10).
MATEMÁTICA
1. Observe
os desenhos na malha quadriculada abaixo.
O
desenho que está localizado na posição (5, P) é
2. Ivo
está interessado em descobrir quais dos amigos mora mais próximo dele.
Localizou sua casa e marcou com seu nome. Localizou também a casa dos seus
quatro amigos e marcou com o nome de cada um.
Observa
a figura abaixo.
Quem
mora mais próximo de Ivo?
(A)
Lara
(B)
Ana
(C)
Jonas
(D)
João
3. Observe as posições dos livros na estante
abaixo.
Considerando
que você está em frente desta estante, o livro de Ciências é o terceiro à sua
(A)
esquerda na prateleira de baixo.
(B)
direita na prateleira de baixo.
(C)
direita na prateleira de cima.
(D)
esquerda na prateleira de cima.
4. Observando a tabela
podemos constatar que as figuras: nuvem, raio, coração e seta, estão
respectivamente nas seguintes localizações:
(A)
B2, E3, C6 e F5.
(B) B3, E2, C5 e F6.
(C) F5, C6, E3 e B2.
(D) F6, C5, E2 e B3.
5. No
desenho abaixo está representada a vista superior das cadeiras de uma sala de
convenções e a localização de algumas pessoas nessa sala.
Qual
é a pessoa que se encontra na posição (N, 1) nessa sala de convenções?
A)
Taísa.
B)
Paulo.
C)
Júlia.
D)
Felipe.
PROFESSORAS MÁRCIA E ROSÂNGELA
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