terça-feira, 16 de junho de 2020

Ler e brincar!

Retirados do livro Brinquedos e brincadeiras inclusivos - Mara Gabrilli
A Professora Marcelle sugeriu essa leitura e umas brincadeiras, vamos tentar?

















CORRIDA DE CORES

Passo a passo:

1. Para fazer o tabuleiro, pinte as pontas ou o fundo
dos buracos da bandeja de ovos, formando filas
de cores diferentes.
2. Se quiser um tabuleiro maior, use mais de
uma bandeja.
3. Faça um dado de mais ou menos 5 cm x 5 cm
(use uma folha de 21 cm de comprimento por
17 cm de largura).
4. Com a canetinha, escreva nas
laterais do dado os números:
1, 2, 3, 4, -1 e -2.


Materiais:

Bandeja de ovos;
Tampinha coloridas;
Papel grosso;
Canetinhas.


Brincadeira:

1. Cada participante escolhe
uma cor de tampinha para ser
o seu peão.
2. Determinar quem irá começar a
brincadeira.
3. O primeiro participante joga o dado para
saber quantas casas seu peão deve andar.
4. Se cair os números “-1” ou “-2”, o peão deve voltar o
número de casas indicado.
5. O participante ao seu lado direito dará sequência ao jogo e assim por diante.
6. O jogo termina quando um dos peões chegar ao fim do tabuleiro.

 O objetivo do jogo é percorrer as casas do tabuleiro até o final.
O Corrida de Cores estimula a atenção, a concentração, a preensão,
a noção espacial, o conhecimento de números, a contagem e a
interação social.             

Pode-se brincar com 2 a 5 participantes.


Dica:
Para pessoas com deficiência visual, cole uma textura
diferente em seu peão, e ajude-a na leitura do dado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário