terça-feira, 2 de junho de 2020

PRECISAMOS MEXER O CORPO, DISTRAIR A MENTE E APRENDER SEMPRE!

A PROFESSORA VANESSA SUGERIU UMAS ATIVIDADES PARA VOCÊ FAZER ME CASA COM SEUS IRMÃOS E RESPONSÁVEIS OU ATÉ SOZINHO....O PROFESSOR ADOLFO E ISABELA TAMBÉM RECOMENDAM ESSAS ATIVIDADES!


 Atividades Físicas para as crianças realizarem em casa

1 - Links de vídeos com sugestões de atividades

4 https://youtu.be/XVgdlNsTzrc

2- Atividades utilizando materiais que temos em casa

Brincadeira do algodão:

    Pegue bolinhas de algodão e dois baldes. Coloque os baldes a uma distância de dois metros e peça para as crianças jogarem as bolinhas. 
    Tem uma mesa leve em casa? Incline, deixe a criança segurar o balde na outra ponta e joge as bolinhas. Elas deverão recolher as bolinhas no balde.
    Quer variar? Pegue uma raquete, lance as bolinhas para a criança rebater e acertar no balde.
Brincadeiras com Almofadas:
    Coloque a almofada ou um bicho de pelúcia no chão. Deite e coloque uma bacia nas costas. Com os pés pegue a almofada e tente acertar a bacia.

Zig-Zag: 
    Espalhe latinhas ou garrafas pet pelo chão com uma distância de 2 ou 3 metros e peça para a criança correr entre os obstáculos várias vezes.


Jogo de jacaré:
   Espalhe algumas "ilhas" ou "barcos" no chão (usando
 almofadas, bichos de pelúcia, livros) e faça as crianças
 pularem de um objeto para outro, o objetivo é não cair "na
 água" correndo o risco de ser comido pelo jacaré faminto.


Jogo de espelhos:
    Fique na frente da criança, a cerca de 30 cm de distância, e convide-a para copiar todos os movimentos. Estique os braços para o céu, para frente e para os lados, corra no lugar, imite um macaco, um sapo ou qualquer animal. Mude o papel e o adulto copia os movimentos da criança.


Encontre a forma:
    Crie formas (quadrados, círculos), letras ou números no chão com fita adesiva. Dê instruções que botem a criança em movimento (por exemplo: "rasteje como uma cobra em direção à letra B", "pule como um canguru no círculo", "Corra em direção ao número 3").

Letras musicais:
    Uma variante do jogo anterior, consiste em colocar a música rítmica para dançar. Pare a música e diga uma das letras, formas ou números. A criança deve encontrar a letra, forma ou número indicado e sentar-se nela.

A dança do travesseiro:
    Coloque um travesseiro no chão, coloque uma música rítmica e comece a dançar, um dos jogadores diz "travesseiro". Quem conseguir se sentar primeiro no travesseiro, ganha."

Carrinho de mão:
    Pegue os tornozelos da criança, levante as pernas para que ele possa andar com as mãos.


3 - Confecção de brinquedos com material reciclado

 1- Vai e vem

Material: 2 garrafas de refrigerante, tampas coloridas de xampu ou de material de limpeza (lavadas e secas), fio de varal (2 pedaços de 3m) e fita crepe.

Como fazer: corte cada garrafa no meio. Você vai utilizar as metades de cima, isto é, as que têm gargalo. Passe os dois fios por dentro de uma metade, do gargalo para o centro. Em seguida, passe os fios pela outra metade, do centro para o gargalo. Encha as metades com as tampinhas coloridas, para dar um visual bonito, e passe fita crepe para juntar as duas partes das garrafas, formando um cilindro. Dê um nó nas extremidades de cada fio. Duas crianças participam dessa brincadeira, cada uma fica de um lado, segurando uma ponta do fio em cada mão. Conforme elas abrem e fecham os braços, o cilindro desliza pelo fio de um lado para o outro.


2 -Jogo Boliche (feito com garrafas PET)
Material: 10 garrafas PET (de refrigerante), jornal, fita crepe, folhas de papel usado de um lado só, canetas, canetinhas e todo material útil para fazer um belo desenho.

Como fazer: pegue as 10 folhas de papel e faça um circulo bem no meio da folha, o circulo deve ter mais ou menos o tamanho da sua mão fechada. Dentro da cada circulo escreva um numero de 1 a 10. Pinte as folhas como quiser, se fizer todas parecidas, o boliche fica mais legal!

Enrole as folhas de papel no sentido do comprimento formando um canudo que deverá caber na boca da garrava. Coloque cada canudo dentro de uma garrafa. Enrole as folhas de papel dentro dos tubos de plástico com os números virados para fora. Sacuda as garrafas e as folhas deverão abrir. Caso não abram, ajeite os números com dois palitos de churrasco.

Dobre a folhas de jornal 4 vezes e corte nas dobras, cada folha renderá 16 pedaços de jornal. Com cada pedaço do jornal faça bolas do tamanho de uma tampa da garrafa, e encha as garrafas posicionando a folha desenhada nas paredes de dentro da garrafa. Pegue folhas de jornal inteiras, amasse até formar uma bola e passe bastante fita crepe envolvendo a bola, para deixá-la firme e pesada.
Desenvolvimento: coloque as garrafas como se fossem os pinos do boliche (uma fileira com quatro garrafas, uma com três garrafas, uma com duas garrafas e a última com apenas uma garrafa , bem na frente).

A uma distância de pelo menos cinco metros, role a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A pontuação do jogo é calculada de acordo com os números correspondentes às garrafas que forem derrubadas.
Quem somar mais pontos em cinco rodadas, vence.

A cada rodada, as garrafas devem ser recolocadas no lugar, mas em posições diferentes, de forma que o jogador não enxergue o numero do verso da garrafa.



E HOJE TAMBÉM É DIA DE INGLÊS....
PROFESSORA TAÍS DEIXOU MAIS ATIVIDADES...

https://drive.google.com/file/d/1K7L2ZdVhVFpZVHNWwVfE9yhFRfGZKW2h/view?usp=drivesdk



Nenhum comentário:

Postar um comentário