quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Aproveitando a poesia das crianças, vamos brincar?

 

O papel das brincadeiras no desenvolvimento das crianças

Há anos, alguns teóricos importantes da psicologia vêm contribuindo com análises e estudos sobre a importância do brincar. Freud, Klein, Winnicott, Wallon, Piaget, Vygotsky: cada um deles observou certo aspecto trazido para o desenvolvimento infantil.

Por meio dos jogos, a criançada aprende, de forma lúdica, valores como compartilhar, liderar e cooperar. Também há o aumento do autocontrole e da empatia com os colegas, quando observamos uma relação entre perder e ganhar.

Todo esse contato ainda ajuda na sociabilidade, no vínculo afetivo, na linguagem, no saber se expressar e no ser capaz de seguir regras — noções essenciais para a maturidade emocional.

A motricidade, que compreende capacidade motora, lateralidade, noção espacial, equilíbrio e postura, também é aperfeiçoada. Existe esse estímulo em qualquer jogo em que a criança precise usar partes do corpo, como no correr, no pular ou no manipular pequenos objetos.

E não podemos nos esquecer de um dos ganhos mais importantes! A diversão influencia a boa saúde mental, ao produzir endorfina, dopamina, ocitocina e serotonina, além de prevenir o surgimento de condições como depressão e ansiedade.

Como a cultura influencia as brincadeiras

Não bastassem todos esses benefícios que vimos, as brincadeiras ainda podem ser consideradas como parte importante da cultura. São um elemento capaz de fortalecer os laços criados no passado e transportá-lo para o futuro.

Você já parou para analisar que elas são um processo de troca? Dificilmente uma criança brinca sozinha! Isso permite mais autonomia aos participantes, que podem mudar as regras seguindo as suas necessidades de diversão. É por essa razão que às vezes encontramos certas mudanças e adaptações, que acordo com o local.

Quer uma curiosidade da amarelinha? Ela tem origem europeia e, em sua criação, a intenção era retratar as fases da vida de uma pessoa até a chegada ao céu. A brincadeira faz parte do dia a dia de crianças de diversos países e em cada localidade existem variações.

Já ouviu falar em “jogar sapata” ou “pular macaca”? É tudo a mesma coisa! O nome só muda de acordo com região em que estamos. De qualquer forma, todas essas diversões ajudam a preservar a nossa cultura, o que também é essencial para a formação integral da criança.

Bem, depois de toda essa nossa conversa, deu para perceber a importância de uma infância alegre e estimulante, não é? Tudo o que é aprendido nessa fase será útil para qualquer atividade que possamos desempenhar no futuro. Então, que tal aproveitar essas ideias deste post e incluir as brincadeiras antigas na rotina da turminha?

Está preparado para contribuir com a diversão da criançada? Aproveite para assinar nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail mais informações sobre jogos e desenvolvimento infantil!

Fonte: https://modobrincar.rihappy.com.br/brincadeira-antiga/










Nenhum comentário:

Postar um comentário